A história de Octavia em 'Quilos Mortais' é daquelas que marcam e emocionam o público. Mostrada na última sexta-feira (13), na Record TV, a trajetória da mulher, com 314 kg e fortes limitações para se mover, deixou muitos espectadores se perguntando se ela conseguiria dar a volta por cima. O que ninguém imaginava é que seu antes e depois se tornaria um dos mais transformadores da história do programa.
Octavia cresceu em um ambiente onde não tinha paz e muito menos felicidade. Ainda criança, ela passou por episódios traumáticos envolvendo o padrasto, que a abusava, e viu a mãe sofrer com agressões físicas e emocionais do mesmo homem. Sem proteção, ela se refugiou na comida e não demorou a desenvolver um quadro de compulsão alimentar.
Aos 9 anos, já pesava cerca de 60 kg, o que se tornou ainda pior na adolescência, quando passou a sofrer bullying na escola. O colapso de sua vida veio quando ela perdeu a mãe, ainda jovem e, sem escolha, precisou cuidar da irmã mais nova, deixando a si mesma de lado.
Aos 20 anos, Octavia já ultrapassava 227 kg e, poucos anos depois, ultrapassou a marca dos 300 kg. No momento em que decidiu procurar ajuda do Dr. Now em Houston, onde fica localizado seu escritório, Octavia já mal conseguia andar e vivia presa dentro da própria casa.
Quando apareceu no consultório do Dr. Now, Octavia marcava 314 kg na balança. O médico deixou claro que o caso era grave e que cada dia sem controle aumentava o risco de complicações fatais. Então, para conseguir a tão sonhada bariátrica, ela precisaria seguir um plano rigoroso.
Mas, no começo, sua jornada foi marcada por altos e baixos: em uma das pesagens, Octavia surpreendeu negativamente e ganhou 28 kg, ao invés de perder, o que fez o Dr. Now recomendar imediatamente a terapia para sua paciente, que estava com um grau severo de compulsão alimentar.
Depois desse choque, Octavia mudou completamente sua postura, passou a encarar a dieta com mais seriedade, aderiu ao plano alimentar e começou a fazer pequenas caminhadas, mesmo com dor e com as suas limitações físicas. A terapia também ajudou a se livrar sentimentos reprimidos, permitindo que ela mudasse sua relação com a comida.
A transformação impressionou e a participante conseguiu fazer a tão sonhada cirurgia bariátrica, além de consegui recuperar parte de sua mobilidade. No fim, Octavia emagreceu mais de 100 kg, chegando aos 207 kg e já com uma mudança radical do início do reality show.
Depois de 'Quilos Mortais', gravado em 2019, Octavia não desanimou de seus objetivos. Na tentativa de se livrar dos problemas de saúde e mobilidade impostos pela obesidade, a mulher continuou na jornada de perda de peso com dieta e exercícios físicos, além de optar por manter sua vida pública para inspirar outras pessoas.
Um dos seus principais passos foi criar uma página no Facebook chamada 'The Life of Octavia', além de uma no Instagram onde hoje já ultrapassa 12 mil seguidores, e um canal do YouTube, que não ganhou a mesma popularidade das outra redes sociais. Em todas elas, o principal assunto é a sua jornada de emagrecimento.
Muito ativa nas redes sociais, a mulher, que está quase completando 50 anos, posta fotos recentes, mensagens de motivação e reflexões sobre sua luta contra a obesidade. E, em todas elas, sua transformação é visível e muito comemorada pelos fãs que a seguem na web.
Hoje, separamos várias fotos do antes e depois de Octavia, do 'Quilos Mortais'. Com mais de 100 kg perdidos, hoje a mulher está irreconhecível, e as fotos da galeria são a prova disso!